segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Hebreus e os fenicios

Olá Turma!!



Os Hebreus e os Fenícios






Foi na Palestina, uma terra fértil onde viveram os Hebreus, Fenícios. A Palestina, estreita faixa de terra cercada pela Fenícia (atual Líbano), pela síria, Jordânia e pelo Deserto da Arábia, hoje esse território corresponde mais ou menos ao Estado de Israel e ao da Autoridade Nacional Palestina no Oriente Médio.



1) Os Hebreus – Os povos pastores





De origem semita e originário da Ásia, ficou conhecido por sua religião monoteísta. Possuíam escravos que eram divididos em dois grupos: os hebreus e os estrangeiros – eram em pequeno número e não representava a base da economia. Viviam em grupos de pastores nômades liderados por anciãos, membros da comunidade chamada de patriarcas.

A principal atividade dos hebreus não era a agricultura e sim a criação de animais, principalmente cabras e carneiros. Como o grande período de seca da Palestina, os hebreus emigraram para o Egito, onde o Rio Nilo garantia a fartura dos campos.

Depois de muito sofrimento e humilhações no Egito, o hebreu Moisés recebeu de Deus a determinação de conduzir todo o seu povo do cativeiro de volta a Palestina: a Terra Prometida.

Os hebreus que habitavam o Reino do Norte (Israel) ficaram conhecidos como Israelitas e os do Reino do Sul (Judá), passando a ser conhecidos como Judeus.

· A Diáspora



Muitas invasões de outros povos sob a Palestina enfraqueceram esses dois reinos. Os incausous deportaram a população israelita e trouxeram estrangeiros para ocupar as terras de Israel. Os judeus não aceitaram a dominação, com uma investida contra o domínio romano, eles foram derrotados e expulsos da Palestina, dispersando-se pelo vasto território do Império. Essa dispersão do povo Judeu passou para a História com o nome de Diáspora.

2) Fenícios – Os mercadores




Também habitavam Canaã, hoje atual Líbano (Palestina) praticava a agricultura, a caça e a pesca, mas a sua posição geográfica favoreceram o desenvolvimento do comércio marítimo.

A atividade comercial exigia organização, para isto, desenvolveram um sistema de escrita que facilitou o seu trabalho. A escrita desenvolvida pelos fenícios deu inicio ao alfabeto que mais tarde foi adaptado pelos gregos e pelos romanos.

A Fenícia não se tornou um estado unificado, a região era organizada em torno de cidades independentes, havia desigualdade social: o grupo dominante, constituído de ricos comerciantes, formada por artesãos, camponeses e escravos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário