terça-feira, 9 de março de 2010

Curiosidades Históricas

Olá pessoal!!!! Algumas curiosidades históricas pra vocês... Deixem seus comentários.





Luto de Sobrancelha
No Egito antigo, quando morria um gato, os seus donos depilavam as sobrancelhas, em sinal de luto.

O preço certo
Uma vez por ano, os  babilônios leiloavam as jovens em idade de casar. Os homens tinham de avançar com elevadas somas para conseguir as moças mais belas. O dinheiro arrecadado com o leilão era repartido entre as feias, para poderem comprar um marido.

Mal pensado
Luís XVI sugeriu dar uma forma triangular à lâmina da guilhotina, para torná-la mais eficaz. O próprio rei teve, mais tarde, oportunidade de testá-la em seu real pescoço.

Os nomes do Brasil
O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama (nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova em 1501; Terra dos Papagaios, em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; e finalmente Brasil, desde 1527. Recebeu o nome de Brasil porque nos primeiros anos de sua colonização era extraída das matas na costa brasileira a madeira chamada pau-brasil. Ela era usada para tingir tecidos e a cor que produzia era a cor da brasa.


Robin Hood dos pobres
Lampião, também chamado “Capitão”, “Rei do Cangaço” e “Robin Hood dos Pobres”, fazia questão de passar uma imagem de homem caridoso, apesar de sua fama de tirano. Sanfoneiro, cantador, poeta, muitas vezes juiz, outras enfermeiro e dentista, ele tinha o respeito e a admiração da maioria da população pobre do Nordeste.


Quem ficou mais? Quem ficou menos?
O presidente brasileiro que mais tempo ficou no cargo foi Getúlio Vargas, foram 18 anos e 7 meses. Já o presidente que permaneceu menos tempo foi Jânio Quadros, com apenas 7 meses.


A cidade mais antiga do Brasil
A cidade mais antiga do Brasil é São Vicente, no litoral paulista. Foi fundada por Martim Afonso de Souza em 1532. 


Carnaval
Até a década de 1930, era costume brincar o carnaval com fantasias e máscaras, ricamente decoradas com veludo e cetim. Esse foi um costume introduzido no Brasil, por influência dos franceses, em 1834. 


Meninas sem nome
Na China antiga, as meninas eram tão indesejadas nas classes pobres, que não recebiam nome ao nascer. Até se tornarem adultas , eram conhecidas apenas pelo lugar que ocupavam na lista numerada de nascimentos: a primeira, a segunda, a terceira filha etc. 

Fonte: Sites diversos da Internet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário